Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a leitura e interpretação da fábula "O leão e o ratinho", bem como a identificação dos elementos que compõem este gênero textual.

Proporcione aos alunos momentos de oralidade e troca de informações entre eles quando estiverem preenchendo as lacunas com as personagens da história. Após a interpretação, faça uma discussão coletiva acerca das características de cada animal. Por exemplo, o leão é uma animal forte e o rato é um animalzinho pequeno e frágil. Permita que os alunos compreendam que as personagens das fábulas são animais que agem como pessoas, isso é intencional para de certa forma representar determinados papéis sociais. Veja, o leão é representado como rei, que só não mata o rato porque não quer, porém em determinado momento ele precisa do ratinho para lhe salvar. Uma alusão aos governantes (leão) e governados/povo (rato).

É interessante também discutir com os alunos sobre a moral, presente em todas as fábulas, como um ensinamento, algo que podemos refletir e aprender algo. Faça um debate sobre qual lição a fábula pode nos trazer. Além disso, a fábula traz palavras que talvez os alunos desconheçam, oriente-os a pesquisar ou no dicionário ou no google sobre o significado de tais palavras, facilitando dessa forma a compreensão do texto.



HABILIDADES:

EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP21- Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade